O mercado eletrônico se tornou uma das opção mais utilizada nos últimos tempos para que as empresas conseguissem enfrentar a crise mundial da pandemia. A aceleração digital potencializou as compras onlines e o e-commerce expandiu. De lá para cá, a movimentação de sites de compras e a busca para utilizar a internet como substituta das lojas físicas, fizeram com que as estatísticas do mundo todo mudassem.
10 dados e estatísticas sobre o e-commerce que você precisa saber
A nova edição do Relatório E-commerce no Brasil analisou 18 categorias de consumo e 589 sites, no total, estando entre eles os 500 maiores e-commerces do Brasil, os setores que mais se destacaram foram Moda & Acessórios (39%), Farmácia & Saúde (40%), Turismo (51%), Pet (60%) e Importados (84%).
Segundo a pesquisa da Setores do E-commerce no Brasil, 86% dos brasileiros conectados à internet realizaram compras durante a pandemia. Em agosto de 2020, por exemplo, o e-commerce brasileiro alcançou a marca de R$ 41,92 bilhões faturados segundo a ABComm e Compre & Confie.
De acordo com o relatório NeoTrust, realizado pela Compre & Confie, em parceria com o E-commerce Brasil, durante o 2º trimestre de 2020, tivemos 5,7 milhões de novos consumidores, enquanto no 3º trimestre 5,8 milhões de pessoas realizaram a primeira compra online.
A pesquisa demonstra que a maioria desses usuários são do sexo feminino 58,8%, mas apesar do público masculino realizar menos pedidos pela internet, eles gastam valores mais altos em suas compras. Durante os três primeiros trimestres de 2020, o tíquete médio deles foi cerca de R$ 475, enquanto o delas foi R$ 360.
4.Marketplace domina o consumo online
ABComm confirmou que nos últimos seis meses do ano, a liderança das compras digitais (78% do faturamento total das lojas virtuais brasileiras) veio da atuação dos marketplaces. A Ebit|Nielsen amplia a confirmação desse dado e afirma que R$ 30 bilhões foram faturados por lojas que possuem marketplaces durante o primeiro semestre de 2020. Isso demonstra um crescimento de 56% em relação ao mesmo período de 2019.
5.Maior recorde de faturamento no e-commerce dos últimos 20 anos
O crescimento do e-commerce no país foi tão grande que acompanhou a tendência mundial, conquistando uma das porcentagens mais expressivas no setor nos últimos 20 anos. Segundo dados levantados pela Ebit | Nielsen, o comércio eletrônico brasilero teve um crescimento de 47% já nos primeiros seis meses de 2020, o que totalizou um lucro de R$ 38,8 bilhões.
6.Cresce o número de sites
O estudo apresentado pela ABComm, apresentou um número muito expressivo com relação ao surgimento de novas lojas onlines. Cerca de mais de 150.000 lojas foram criadas entre março e julho de 2020 no Brasil.
7.Novas ferramentas de pagamento surgem
Com todo esse crescimento do mercado eletrônico não é de se admirar que as empresas de tecnologia aproveitaram a oportunidade para criar mais ferramentas de pagamentos digitais. O Pix entrou em operação no mercado financeiro brasileiro e desde então tem impulsionado as vendas no país, e o comércio eletrônico não fica de fora nesse cenário. O Banco Central confirma que até janeiro de 2021, o pix já representava cerca de 78% das operações bancárias.
8.Smartphone é o melhor amigo do e-commerce
Um estudo realizado pela PayPal em 2020, apontou que cerca de 80% dos brasileiros usam seus smartphones para realizar suas compras online. Esse dado está ligado ao grande número de horas que os usuários passam conectados virtualmente através de seus smartphones.
9.Aumenta a fidelidade dos consumidores online
A fidelidade desse novo perfil de usuário de e-commerce demonstra que ao menos 62% dos consumidores afirmam comprar online pelo menos uma vez por mês. O estudo foi realizado pela Episerver.
10.E-commerce em expansão
Em 2020 o crescimento do e-commerce apresentou o número de 73,88%, revela índice da MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie.
Com todos esses dados e estatísticas fica mais fácil saber que o investimento em um e-commerce vale a pena e se mostra muito rentável. Claro que para a boa experiência do consumidor um site precisa ser adaptável, responsivo e com um bom design. Pensar nesses pontos é indispensável para uma boa performance de qualquer site. Invista em uma loja virtual moderna e com foco na experiência do consumidor e acompanhe os resultados.
Se precisar de ajuda para sua estratégia de e-commerce, a Trinto, consultoria de tecnologia especializada em transformação digital, está à sua disposição. Entre em contato agora mesmo.