As 7 etapas principais para implementação de uma estratégia de SEO eficaz

Uma estratégia de SEO sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas, é essencial para ajudar a gerar leads orgânicos e qualificados para o seu site.


Uma estratégia de SEO sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas, é essencial para ajudar a gerar leads orgânicos e qualificados para o seu site.  É importante perceber que o SEO é muito mais do que links e otimização de tags. Existem muitos sites que ganharam classificações superiores e alta visibilidade antes mesmo de realizarem os fundamentos de SEO. Fazer a estratégia de SEO da maneira certa exige uma visão competitiva direcionada e recomendações muito específicas. 


Pensando nisso, criamos este artigo com 8 etapas para implementar uma boa estratégia de SEO na sua empresa. Acompanhe.

1.Defina seu público-alvo e seus interesses


A primeira etapa na maioria das campanhas de marketing, inclusive o marketing de busca, é começar definindo seu público-alvo, Nada mais é do que um conjunto de informação que define padrões de pessoas para as quais você está comercializando seu produto.

Tradicionalmente, definir um público-alvo envolve determinar sua idade, sexo, localização geográfica e, especialmente, suas necessidades (também conhecidos como pontos problemáticos). 

O que queremos focar em nossa estratégia de SEO são esses pontos problemáticos. O que eles querem? Quais são as necessidades que não estão sendo atendidas? Saber dessas coisas nos ajudará a definir melhor uma estratégia de conteúdo e priorizar o conteúdo para trazer para o primeiro plano.

2.Pesquisa de palavras-chave categorizadas

 

Essa etapa não é algo inovador, mas é abordado de uma maneira ligeiramente diferente para usar e abusar mais em nosso documento de estratégia. É a sua pesquisa regular de palavras-chave dividida em categorias para segmentação e priorização, que deve ser usada como prioridade para determinar as lacunas de oportunidades.

Quanto mais exploratório você for na pesquisa de palavras-chave, mais trabalho terá de fazer, mas mais informações você receberá também, então sinta-se à vontade para criar quantas categorias quiser ou quantas  você achar relevantes para sua estratégia de SEO. 

O objetivo desta pesquisa de palavras-chave é determinar e descobrir os tópicos para o que você poderá fornecer aos seus clientes/usuários, direcionar ou incorporar conteúdos e estratégias,quais serão os conteúdos priorizados e assim por diante.

 

3.Encontrando lacunas e oportunidades

Agora que você conhece bem suas palavras-chave e seu volume de pesquisa, realce as guias/grupos dessas palavras que têm muito volume de pesquisa ou as guias às quais você acha que é importante prestar atenção.  Em cada uma dessas guias, você também pode percorrer e destacar termos específicos ou conjuntos de termos que considera importantes porque têm um alto volume de pesquisas ou por qualquer outro motivo.

Você pode querer mencionar essas categorias e/ou termos específicos diretamente em suas recomendações de estratégia mais tarde. Agora você pode encontrar lacunas e oportunidades, que basicamente significa que vamos olhar o volume de pesquisa estimado e o volume de referência para tentar ter uma noção de onde estamos e para onde queremos chegar. Como os números do volume de pesquisa que temos são estimativas, é recomendável não levar os números reais muito a sério. Pode até haver momentos em que suas referências são maiores do que o volume de pesquisa. 

Portanto, você pode não querer mostrar aos executivos ou clientes os números (e ter que responder por eles), mas sim mostrar o que vamos aprender com eles, ou seja, transformar dados brutos em conhecimento e em planos de ação, criando um norte estratégico.

 

4.Defina seus concorrentes

Para a estratégia de SEO que estamos construindo aqui, estamos preocupados com a Pesquisa, portanto, nos limitaremos aos concorrentes apenas nos resultados de pesquisa. Essa etapa não existe mistérios nenhum, basta fazer uma pesquisa por suas palavras-chave e ver quem aparece. Mas precisamos apenas ter certeza de que obteremos os concorrentes certos para uma análise correta.

A maneira fácil de descobrir quem são seus concorrentes é digitar alguns termos na caixa de pesquisa e ver quem aparece. Anote em sua planilha do Excel quem está aparecendo nas primeiras classificações de alguns termos para cada guia/tópico. Você não precisa procurar os concorrentes para cada termo em seu grupo de palavras-chave, basta escolher alguns e anotar o que aparece.

 

5.Analisando e aprendendo com seus concorrentes

Pense sobre o que você deseja comparar que seria importante para os seus usuários, e coloque isso em uma lista. Vá acrescentando essas informações conforme os insights vão surgindo. Por exemplo, se você descobrir que um de meus concorrentes fornece uma ferramenta de calculadora e você havia pensado nisso, adicione essas informações em sua planilha de comparação de recursos.

Depois de fazer isso, dê uma olhada no que diferencia esses sites. Faça a si mesmo algumas destas perguntas:

  • Quais recursos/conteúdo meus concorrentes têm e eu não?
  • Este conteúdo atende a uma necessidade que meu público-alvo procura?
  • Posso/devo fornecer esses recursos/conteúdo? Eu poderia torná-los ainda mais abrangentes, mais fáceis de usar, mais valiosos para meus visitantes, fornecer mais rápido, mais fácil, mais barato, etc?
  • Quão ativos eles são nas redes sociais?
  • Como eles estão promovendo seu conteúdo por meio de funções de compartilhamento social em seus sites?
  • Eles têm páginas de destino direcionadas adequadas para os termos que me interessam?
  • Existem apelos à ação nas páginas de destino? Quão aparentes são eles?
  • Existem recursos do site (ferramentas, calendários, calculadoras, comunidades, etc.) que podem encorajar visitas repetidas ao site?

Questionando-se desta forma você poderá comparar e avaliar como está o mercado lá fora e saber se sua empresa está no mesmo nível, ou além desses concorrentes. Mas o mais legal é que você aprenderá com essas informações e poderá desenvolver ações para alavancar seus resultados e superar a concorrência.

6 .Estratégias de SEO personalizadas

É aqui que você fornecerá as soluções de sua estratégia de SEO. A ideia aqui é fornecer estratégias e recomendações específicas e personalizadas com base em tudo o que você encontrou. Para cobrir outros problemas do site ou conceitos básicos de SEO de alto nível, você pode considerar:

  • Link para o básico de SEO para cada item listado vinculando as melhores práticas de cada seção da sua pesquisa para fornecer orientação adicional além de quaisquer recomendações específicas que você vai dar a eles aqui;
  • Fornecer um documento separado com uma avaliação mais técnica ou revisão das melhores práticas de SEO;
  • Recomendações separadas para quem implementar a estratégia de SEO. Por exemplo, coloque todas as suas recomendações de conteúdo em um grupo para o Gerente de Produto, todas as suas recomendações técnicas em um grupo para seus desenvolvedores, grupos para as estratégias de conteúdo, designers ou quem irá implementar;
  • Dê uma prioridade a cada seção ou mesmo a cada recomendação.

Colocando em prática essa personalização das estratégias de SEO, além de conseguir afunilar as informações tornando-as as mais específicas possíveis, seus trabalho estará em um alto nível de organização e inteligência.

7 .Plano estratégico de SEO

Crie uma sessão de prioridades da sua estratégia de SEO. Descreva e pontue cada um dos passos de onde começar e o que não podem ignorar se quiserem ver os resultados. Isso resumirá todo o documento de uma maneira muito mais ampla. 

Trará análises mais específicas para as recomendações de SEO que você listou e será mais fácil seguir a implementação 100%. Sem essas priorizações específicas, podem simplesmente implementar o que for mais fácil sem olhar para o que realmente é primordial seguir e acabar sem os resultados esperados. 

Concluindo essas 7 etapas, sua estratégia de SEO ficará não somente mais técnica como mais fácil e organizada para uma implementação eficaz. Esperamos que essas informações sejam úteis para otimizar e potencializar seus resultados e tenham dado a você percepções incríveis.

Se precisar de ajuda para sua estratégia de SEO, a Trinto, consultoria de tecnologia especializada em transformação digital, está à sua disposição. Entre em contato agora mesmo.

 

 

 

 

 

 

 


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