Antes da transformação digital, as empresas costumavam separar os setores de marketing e vendas de maneira autônoma. Essa mentalidade acabou durando muitos anos e até funcionou, porém hoje a realidade é bem diferente. Quanto mais integrada essas áreas forem, maior assertividade e melhores resultados são encontrados, e é exatamente isso que o CRM proporciona às empresas.
Antes da transformação digital, as empresas costumavam separar os setores de marketing e vendas de maneira autônoma. Essa mentalidade acabou durando muitos anos e até funcionou, porém hoje a realidade é bem diferente. Quanto mais integrada essas áreas forem, maior assertividade e melhores resultados são encontrados, e é exatamente isso que o CRM proporciona às empresas.
Para quem ainda não conhece o Customer Relationship Management, em tradução livre, Gestão de Relacionamento com o Cliente, está perdendo um tempo precioso. Hoje o um sistema de CRM é praticamente obrigatório para as empresas que desejam crescer no mercado e se mostra uma boa solução para organizar processos de vendas e elevar o nível dos negócios nos mais diversos setores.
Claro que não acreditamos em milagres, mas sim em estratégias e muito trabalho. Pensando nisso, queremos ajudar você a utilizar as melhores estratégias de CRM na sua empresa e comprovar todo o poder desta plataforma.
Está pronto para conferir nosso conteúdo? Então vamos juntos.
Um sistema de CRM ajuda empresas a dispensar os processos obsoletos e o esforço manual para que um negócio possa progredir. A plataforma organiza as contas e contatos de forma acessível, em tempo real, acelerando e simplificando o processo de vendas. E é o software que permite colocar a estratégia de CRM em prática.
Como a maioria das ações dentro das empresas, sem um planejamento que embase as ações de CRM, ele não trará os resultados que você imagina. Por isso, a estratégia é tão importante que contribui para gerar mais negócios, reter mais clientes e aumentar o ticket médio. Mas, e como saber se você está aplicando corretamente as estratégias do CRM adequadas à sua necessidade?
Confira essas cinco dicas e potencialize os resultados para sua empresa:
É preciso dedicar um tempo para realizar um bom planejamento de CRM. Essa prática acaba não sendo tão comum entre os profissionais da área, mas é essa dica que faz toda a diferença nos demais passos do processo.
Você pode iniciar seu planejamento fazendo uma análise e mapeamento da sua empresa para identificar o contexto da implementação do CRM e as necessidades dentro do seu negócio. Pense como é a gestão de relacionamento com os seus clientes, os processos que os envolvem ou quem são os seus concorrentes.
Depois de entender o cenário em que sua empresa está inserida, é hora de definir os principais objetivos que se deseja alcançar com o CRM. E, posteriormente, transforme esse objetivo em metas práticas com prazos e métricas de performance que poderão ser acompanhadas. Claro que é necessário designar os responsáveis a seguir esse planejamento e também qual será a ferramenta de CRM a ser escolhida.
Esses são alguns passos iniciais que podem ser bem simples, mas tê-los claros junto de sua equipe, torna o processo organizado com um norte estratégico definido para cada uma das etapas. Uma dica preciosa para você que deseja ver os resultados da sua empresa crescer.
Como em muitas etapas dos negócios, é necessário sempre olhar a curto, médio e longo prazo para identificar quais são as verdadeiras necessidades da sua empresa. Pode ser daqui 3 meses, 6 meses ou 12 meses.
Se o seu objetivo é crescer na sua performance de CRM, provavelmente, você precisará de soluções mais robustas que as oferecidas nos primeiros momentos do seu sistema de CRM. Verifique junto ao fornecedor a possibilidade de atualizações e customizações.
Tenha certeza de que o suporte será oferecido para não necessitar investir ainda mais em consultorias especializadas. Um CRM em nuvem, por exemplo, permite expansão à medida que você cresce e elimina a necessidade de atualização em vários computadores.
[FRASE DESTAQUE]: Existem diversas opções de sistema de CRM no mercado. Por isso, é preciso ter em mente seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
As estratégias de CRM podem ser uma arma poderosa nos processos de atração e conquista de clientes e favorecer o aumento da taxa de conversão em vendas. As informações obtidas por meio do monitoramento das atividades dos clientes devem auxiliar os vendedores a proporcionar condições mais favoráveis para encurtar os ciclos de vendas.
Seu sistema de CRM pode alinhar as necessidades do cliente com o que você oferece por meio dos dados históricos de relacionamento com ele e ajudar a fechar o negócio com mais rapidez. As aplicações de CRM também podem ser cruciais para organizar as atividades dos seus vendedores, de forma que a sua equipe esteja no lugar certo e na hora certa para garantir que eles se beneficiem das melhores oportunidades de vendas.
Ao obter, essas informações, os mais variados e relevantes dados sobre seu público-alvo, criar maneiras de fazer com que seus clientes estejam mais satisfeitos pode se torna uma atividade muito mais efetiva para potencializar a conversão dos leads. Analisar interações, identificar insatisfações e criar mecanismos de atendimento personalizados, são boas dicas que levarão a clientes mais satisfeitos, e, consequentemente, mais fiéis a sua marca.
O software de CRM permite rastrear as informações do cliente potencial e calcular o seu ticket médio, mostrar as melhores épocas de compras, os itens que ele procura mais, como prefere pagar, etc.
Acompanhar esses dados e analisar os relatórios permitirá que você potencialize as vendas oferecendo o produto certo na época certa, antecipando a necessidade de compra e podendo aumentar o ticket médio do cliente.
Além disso, também permite que você acesse informações sobre cada ligação feita, o que pode ser uma ferramenta a mais para a sua equipe de vendas melhorar os resultados e aproximar mais a relação com o consumidor. E com base nesses indicadores da estratégia, identifique as oportunidades de otimização para alcançar ou melhorar os seus resultados.
Todos aqueles que estarão envolvidos com a implementação do CRM devem ser treinados para que possam utilizar com facilidade todos os recursos. Na hora de escolher um fornecedor, fique atento às questões relativas a suporte e treinamento.
É importante também que você tenha em mente que o CRM não é um projeto com começo, meio e fim, mas sim uma implementação que mexe com a estrutura e cultura organizacional, por isso, os treinamentos e cursos devem ser constantes.
É muito importante que toda equipe tenha uma comunicação eficiente sobre o projeto de CRM que será desenvolvido, é essencial para despertar o engajamento e o comprometimento com as novas estratégias.
Obviamente, treinar os colaboradores para o uso da ferramenta é essencial para que os melhores resultados sejam alcançados. É importante entender que para implementar um CRM, geralmente é preciso mudar os hábitos da equipe e a cultura da empresa, o que pode demorar um pouco. Mas se sua empresa já utiliza essas abordagens mas deseja potencializar os resultados, entre em contato conosco, nós da Trinto somos uma consultoria de tecnologia especializada em transformação digital, temos um time de especialistas em CRM prontos para ajudar você.