5 benefícios em utilizar dados para guiar as estratégias de sua empresa 

Prever o futuro no ambiente corporativo pode parecer uma promessa impossível, mas hoje é realidade graças a utilização de dados nas estratégias das empresas.

Prever o futuro no ambiente corporativo pode parecer uma promessa impossível, mas hoje é realidade graças a utilização de dados nas estratégias das empresas. Em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial que as organizações se baseie no poder dos dados para uma tomada de decisão mais assertiva.


O avanço da tecnologia na captação de dados tornou as informações uma mina de tesouros para as empresas e profissionais de diversas áreas. E o sucesso na utilização de dados está no direcionamento mais claro e previsível à luz das informações.

De acordo com a pesquisa feita pelo Grupo Aberdeen as empresas que possuem previsões de vendas mais precisas têm 10% mais chances de aumentar sua receita ano a ano. Esse mesmo levantamento também revelou que essas companhias têm quase 7,5% mais chances de atingir as metas previstas. 

Diminuir riscos, aumentar retorno sobre os investimentos, criação de estratégias e conteúdos mais assertivos não é um sonho futuro, é real. É por isso que neste artigo, você vai entender os 5 principais benefícios de utilizar dados nas estratégias de sua empresa. Confira!

1.Produção de conteúdos relevantes 

Com a grande concorrência, para conseguir se destacar no mercado é preciso desenvolver uma inteligência competitiva nos negócios da sua empresa por meio da criação de conteúdos, produtos e serviços relevantes para o público-alvo do seu negócio, ou seja, que realmente atendam às expectativas de quem está realmente próximo de sua marca. 

Com os dados é possível coletar informações dos seus clientes, consumidores e as direcionar por meio de insights, mensuração e acompanhamento de estratégias que farão toda a diferença para seu negócio, sua visão de mercado e a do próprio consumidor. 

2.Segmentação de consumidores

A relação consumidor-empresa se tornou mais estreita e isso pode ser muito bem aproveitado para a segmentação do seu público-alvo para uma maior aproximação com a sua marca. Conhecer o perfil dos seus clientes é a chave para entender quem está realmente envolvido com a sua empresa, permitindo o direcionamento e o desenvolvimento de ações diferenciadas para cada grupo específico. 


3.Melhora a experiência do cliente 


Um cliente feliz é aquele que tem uma experiência positiva da marca em vários canais de distribuição de uma forma personalizada, gerando mais engajamento e satisfação. Isso, por sua vez, aumenta a possibilidade de retenção de clientes, criando verdadeiros defensores da companhia. 

Fidelizar e reter clientes nem sempre é algo fácil de se obter na prática, embora seja extremamente importante. Por isso, com a utilização de dados é possível observar os pontos positivos ou negativos das experiências dos consumidores, sendo possível criar uma estratégia de experiência do cliente. 



4.Estratégia 100% mensurável 

As métricas sempre falarão a verdade, por isso é de extrema importância um acompanhamento dos resultados de suas ações de marketing, pois, sem elas, uma empresa é guiada por achismo e hipóteses que nem sempre será o caminho para o sucesso. Com o uso dessa técnica, no entanto, pode-se mensurar absolutamente todo o envolvimento do público em todas as etapas. 


5.Ter o consumidor como centro da estratégia 

Com o consumidor cada dia mais exigente e seletivo, tendo acesso à muita informação, disponibilizar conteúdos, produtos, serviços e promoções personalizados e que realmente atendam seus desejos não é mais uma novidade para empresas, mas sim uma obrigatoriedade. Quando há uma estratégia centralizada no cliente é possível surpreendê-lo e criar demandas de acordo com o seu perfil e exigências. 

Tomar decisões com base em dados garante que sua empresa não esteja sendo levado pelo “achismo” e consiga se preparar para os próximos desafios da melhor forma possível. Sua empresa pode ser renomada e com muitos anos de experiência no mercado, porém sem uma estratégia mais robusta e mais segura, dificilmente continuará a dar bons resultados, pois sabemos que “contra dados não há argumento”. 


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