Criamos um App de trade-in para receber mercadoria como pagamento.

Construímos uma aplicação capaz de lidar com todos os cenários através de pergunta e resposta via formulários gerados dinamicamente, isso garante a entrega legítima dos dados ainda que necessite da colaboração do cliente no preenchimento dos dados reais e responder as perguntas de acordo com a condição do aparelho em questão.

App de Trade-in.

Modalidade: Cliente B2C

Ambiente: VTEXIO

Tipo de desenvolvimento: APP CUSTOM STORE


Premissa: Vender produtos com desconto recebendo mercadorias como parte do pagamento. Afinal, o que é o TRADE-IN?

Modalidade na qual o cliente entra com o seu equipamento usado como parte de pagamento de um equipamento novo vendido pelo nosso cliente. O cliente vai quitar esse valor em aberto, adquire o produto e a diferença entra como parte do pagamento de um produto novo.

Nosso cliente já possuía essa modalidade em seu ambiente, mas não funcionava muito bem, deixando algumas lacunas de dados vazias e não era escalável para as demais lojas subsidiadas em outros países.

Trabalhar nessa modalidade é algo bem complexo no operacional pois exige várias regras de logística, reserva de produtos, desistência, cancelamento de compra por não atender critérios elegíveis de troca, clientes, impostos e assim por diante.


O que nossa App faz?


Em cima dos principais gargalos desse tipo de operação construímos uma aplicação capaz de lidar com todos os cenários através de pergunta e resposta via formulários gerados dinamicamente, isso garante a entrega legítima dos dados ainda que necessite da colaboração do cliente no preenchimento dos dados reais e responder as perguntas de acordo com a condição do aparelho em questão.

Dentro da página de produto nós encontramos um botão/banner falando sobre o programa e ao clicar nele começa a jornada para a validação do item e a definição do valor de desconto ofertado para aquele aparelho.

Ao utilizarmos um exemplo prático de um celular, no início fornecemos informações da marca, modelo e IMEI ou Serial Number, partindo desse pressuposto, um órgão responsável por gerir esses dados é consultado via API e nos devolve informações sobre o aparelho, se é original, se foi furtado e assim por diante.

No segundo passo é avaliado o aparelho como estado do mesmo, se possui avarias, se tem tela quebrada, se foi modificado o sistema operacional, se todas as teclas ou touch funcionam perfeitamente, se está com seus acessórios como carregador e fone de ouvido, se os mesmos são originais e por aí vai.

Cada uma dessas respostas define valores para serem pagos a esse aparelho e também há perguntas chave que descaracterizam definitivamente o produto do programa, por exemplo: se ele funciona. Caso o produto seja descaracterizado o cliente recebe uma mensagem informando que infelizmente o mesmo em questão não poderá ser aceito para troca. Caso o aparelho esteja adequado às regras, é liberado um desconto e exibido ao usuário em formato visual junto de informações adicionais e então um botão de “aceitar” é exibido.

Aprovado pelo cliente, o produto adquirido é anexado no carrinho de compras e o produto TRADEIN também. Esse produto TRADEIN é um produto coringa (devido a regras de impostos, logística, etc) para cada item e seu valor é modificado de acordo com o desconto dado no programa. Nosso App modifica o valor do Checkout e o cliente segue a compra normalmente.

Após finalizar a compra o cliente segue o protocolo de enviar seu produto para uma segunda avaliação para uma empresa responsável (que está descrito no site) e seu produto comprado fica em análise até que uma resposta seja dada. Caso negativo, o produto é devolvido e o valor é estornado. Caso positivo, a compra é efetivada e o cliente recebe o produto em casa.








Artigos em relacionados